A Belina foi um automóvel fabricado pela Ford, na versão station wagon. Lançada em 1970 e descontinuada em 1991, ela era pertencente a família do Corcel (1970-1986), que era chamada de Belina, e a família Del Rey, na qual era chamada de Scala (1986-1991).
Em 1978, a Belina recebeu um banho de atualidade, quando passou a ser denominada Belina II, incorporando principais alterações do Corcel II, com linhas retas. versões eram a L, mais simples, e luxosa LDO.[1]
Derivada do Del Rey, a Scala foi lançada em 1983, sendo uma evolução da Belina. Disponível em uma única versão: Ouro. Com acabamento superior, introduziu equipamentos inéditos à categoria: travas e vidros elétricos, console de teto com relógio digital, luzes de leitura e um painel que trazia até manômetro de pressão do óleo. O ar-condicionado era opcional. Inicialmente, a direção hidráulica não era oferecida, nem como opcional. Era equipada com motor 1.6 de 69 cv. Em 1984 recebeu freios a disco ventilados na dianteira e sua potencia aumentou um pouco: 73 cv.
Em 1985 recebeu um facelift, como nova frente e mudanças no interior. Passou a ser oferecida em duas versões: GLX e Ghia. Em 1986 recebeu direção hidráulica e motor CHT E-Max.[2]
Houve também uma versão 4X4, lançado em 1985 e descontinuado em 1987, devido a alta incidência de avarias mecânicas no sistema.[3]
Em 1987, voltou a ser chamada de Belina.[2] Sua produção durou até 1991, quando foi descontinuada para dar lugar a Ford Royale.
( DEL REY 81 A 91 TODOS )
( BELINA 87 A 91 TRACAO 4X4 )
( PAMPA 84 A 94 1.6 TRACAO 4X4 )
( PAMPA 82 A 94 TRACAO 4X2 ) -
AJUDA
Central de AtendimentoTrocas e DevoluçõesPrazos e Entregas
ENDEREÇO:
Rua Margarida, 346 - Barra FundaSão Paulo - SPCEP 01154-030
INSTITUCIONAL
Quem SomosPolítica de Privacidade
Entre em contato(11) 3660-3222Seg a Sex - 9h às 17h